ATIVIDADES OITAVO ANO.
Obs. Antes do recesso, solicitei um trabalho de pesquisa. Peço que entreguem também.
Leia o texto e pesquise na internet, e depois realize as atividades propostas.
Revolução industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_ff005208608841bdaf1e32e8f1c40d9a~mv2.png/v1/fill/w_513,h_341,al_c,q_85,enc_auto/8b47ac_ff005208608841bdaf1e32e8f1c40d9a~mv2.png)
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico.
Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.
1) Caracterize Artesanato, Manufatura e Industria
2) Defina Revolução Industrial.
3) O que foram os "cercamentos", na Inglaterra do século XVI?
4) Além dos cercamentos, que outros fatores contribuíram para que a Revolução Industrial começasse na Inglaterra?
5) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção.
c) A substituição do artesanato pela manufatura e oconseqüente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão.
d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora
6) Cite as duas classes que surgiram e entraram em conflito, com o advento da Revolução Industrial.
7) Qual a situação do operariado inglês na primeira Revolução Industrial.
8) Podemos apontar como consequência da Revolução Industrial:
a) O decréscimo da população urbana, que era explorada no penoso trabalho da indústria.
b) A humanização imediata das relações de trabalho, principalmente no que se refere à salários, condições de higiene e jornada de trabalho.
c) O crescente controle do operário do conjunto do processo produtivo, impedindo a fragmentação do saber e a alienação.
d) O desenvolvimento da urbanização, dos transportes, das comunicações e da produção em série.
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_7cdb8ac059444db6b8aa54270e70b9aa~mv2.png/v1/fill/w_609,h_400,al_c,q_85,enc_auto/8b47ac_7cdb8ac059444db6b8aa54270e70b9aa~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_099cdc198f904a5a9a4cf51a4ec3f487~mv2.jpg/v1/fill/w_638,h_903,al_c,q_85,enc_auto/8b47ac_099cdc198f904a5a9a4cf51a4ec3f487~mv2.jpg)
ENVIAR AS ATIVIDADES NO EMAIL:
Comments