top of page
Buscar

HISTÓRIA - 7º ANO - PROF. SAMUEL

Pedro Mazza

ATIVIDADES SETIMO ANO.


Obs. Antes do recesso, solicitei um trabalho de pesquisa. Peço que entreguem também.


PESQUISA - RENASCIMENTO


Instruções:


1. Pesquise na internet, revistas e livros.


2. Selecione 3 personagens que marcaram a história no renascimento, com os quais você se identifique.


Escreva sobre esses personagens:


· Biografia. · Feito mais importante. · Contexto histórico em que viveu.


3. O trabalho só pode ser entregue de forma manuscrito.


4. Só serão aceitos aqueles que estiverem em folha almaço. Não serão aceitos trabalhos a lápis ou em folhas de caderno.


5. O trabalho deverá ter capa, contendo o tema do trabalho, nome do aluno e série.

A ECONOMIA FEUDAL


A economia feudal


A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.


Atividades


1) O feudo era uma propriedade de extensão bem variável, originada nos antigos latifúndios romanos ou em novas áreas exploradas que tentavam organizar:

a) Uma economia de subsistência b) Uma economia colaborativa c) Uma economia capitalista d) Uma economia de consumo

2) Em geral, as terras dos feudos eram divididas em três partes: o manso senhorial, o manso servil e:

a) Manso proletário b) Terras comuns c) Manso familiar d) Manso de troca

3) A agricultura era rudimentar, com técnicas simples, principalmente o pousio, ou rotação, com o uso do arado de madeira movido a:

a) Tração mecânica b) Tração humana ou animal c) Charrua d) Eletricidade

4) Quando havia excedente na produção, este era trocado com outro feudo ou vendido em mercados locais, pois, apesar da desarticulação do comércio em larga escala, alguns feudos conseguiram:

a) Manter boas relações comerciais b) Continuar a usar moedas de troca c) Manter uma economia monetária d) Firmar valores sobre produtos

5) Nos feudos também havia artesãos que produziam os gêneros necessários (ferreiros, carpinteiros, pedreiros, tecelões) e que, multiplicando-se, a partir dos séculos XII-XIII começaram a se organizar em:

a) Motins b) Reivindicações c) Greves d) Agremiações ou corporações de ofício

Renascimento: Características e Contexto Histórico


O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.

Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações estruturais da sociedade, resultou na reformulação total da vida medieval, dando início à Idade Moderna.


Origem do Renascimento


O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras


Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas.


Cultura Renascentista


A cultura renascentista teve quatro características marcantes, a saber:


Racionalismo - os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência.


Experimentalismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.


Individualismo - nasceu da necessidade do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.


Antropocentrismo - colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo.



O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na Itália em meados do século XIV.


O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. O pensamento humanista provocou uma reforma no ensino das universidades, com a introdução de disciplinas como poesia, história e filosofia.


Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da


Antiguidade, como Platão.


O estudo dos textos antigos despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego.


A partir do século XIV, ao mesmo tempo que os renascentistas se dedicavam ao estudo das línguas clássicas, diferentes dialetos davam origem às línguas nacionais.


Gestado nessa época, o humanismo se tornou referência para muitos pensadores nos séculos seguintes, inclusive para os filósofos iluministas do século XVIII.

O Renascimento – Atividades


1) A partir da reabertura do Mediterrâneo ao longo das Cruzadas, a Europa assistiu a uma intensa transformação das relações sociais e do modo de vida, pois as cidades:

a) Voltaram a crescer e se tornaram o centro das atividades comerciais b) Diminuíram com a migração de pessoas para o campo c) Permaneceram com baixa economia d) Começaram a se industrializar

2) No que diz respeito à prosperidade italiana, esta era relacionada ao monopólio do comércio de especiarias com o Oriente, tendo se destacado as cidades de:

a) Milão, Roma, Veneza e Nápoles b) Gênova, Veneza, Florença e Pisa c) Nápoles, Gênova, Roma e Milão d) Veneza, Milão, Verona e Turim

3) O enriquecimento proveniente do comércio mediterrâneo, que permitiu aos burgueses o investimento nas artes, sendo denominados mecenas, tinha como objetivo:

a) Voltar a fazer crescer atividades comerciais b) Recuperação integral da Antiguidade c) Legitimar sua posição na sociedade d) Uma releitura de valores e modismos

4) Os artistas e intelectuais buscavam uma concepção de cultura diferente da medieval e que tinham suas raízes no mundo:

a) Colonialista b) Greco-romano c) Iluminista d) Neoliberal

5) Durante o Renascimento surgem inúmeras inovações nas artes plásticas: a perspectiva, a representação dos objetos, o lidar com os conceitos de espaço e volume, o que permitiu:

a) Uma transformação de valores b) A inversão dos valores clássicos c) Delimitar o olhar do observador d) Ampliar o espaço e trabalhar a profundidade


ENVIAR AS ATIVIDADES NO EMAIL:



939 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

12 39234623

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2020 por Escola Pedro Mazza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page