top of page

GEOGRAFIA - 3ª série EM - PROF. MILVA

  • Pedro Mazza
  • 31 de mar. de 2020
  • 9 min de leitura

Ordem Mundial


Canal: Tv Hexag – antiga ordem mundial

Canal: Tv Hexag – nova ordem mundial

Exercicios

1 Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre o mundo bipolar e multipolar, podemos assinalar como INCORRETO:


a) ambos os termos referem-se às ordens mundiais de seus respectivos períodos históricos.

b) a bipolaridade caracterizou-se pela oposição entre duas ideologias, ao passo que na multipolaridade não há esse tipo de dualidade.

c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar.

d) a multipolaridade pauta-se na disputa econômica; a bipolaridade era marcada pela corrida armamentista.


2 “A Guerra Fria está de volta. A ocupação militar russa da Crimeia e os preparativos para uma possível anexação da província do sul da Ucrânia reavivaram temores, cálculos e reflexos enferrujados desde a queda do Muro de Berlim, em 1989 (…). O impasse já está despertando perguntas difíceis sobre o equilíbrio entre sanções e diplomacia, estabelecendo testes de fidelidade a aliados e aumentando o risco de contágio por outros conflitos e de possíveis guerras por procuração”.


O Globo, 18 mar. 2014. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).


O risco de um retorno à Guerra Fria, com a possível volta do cenário bipolar, estabelece-se:


a) pela oposição imperialista e política das frentes russas e norte-americanas.

b) pela importância do papel da Ucrânia no poderio nuclear mundial.

c) pelo choque entre o crescimento econômico russo e a crise financeira dos EUA.

d) pelo apoio incondicional da China à Rússia, tal qual ocorreu ao longo da Guerra Fria.

e) pela disputa entre Rússia e Estados Unidos pela influência sobre a União Europeia.


3 (UEPA – adaptada) A diversidade regional no mundo

O mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. [...] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como ricos/pobres; cristãos/muçulmanos (islâmicos); interesses mercantis/consciência ecológica, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exarcebaram, neste período pós-Guerra Fria.


(Adaptado de Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. MOREIRA Rui. Revista eletrônica de Ciências humanas e sociais. Acessado em 22/09/2008)


Sobre essa mudança na ordem mundial relatada pelo autor, é correto afirmar que:


a) a ordem multipolar do início do século XX e a atual apresentam as mesmas características: o enfraquecimento do Estado-nação e um fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.

b) dentre outros fatos que contribuíram para a mudança da ordem bipolar para multipolar, destaca-se o esgotamento do modelo soviético e a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos.

c) o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a União Soviética de cada um dos lados.

d) antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a época da bipolaridade, nessa ordem as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética.

e) a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanças geopolíticas profundas ocorreram, nessa época uma nova ordem é imposta e o mundo passou a ser multipolar.


4 (UERJ 2009) G-20 adota linha dura para combater crise - Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro


Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise.


Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br


A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.


Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:


a) diminuição dos fluxos internacionais de capital

b) aumento do número de polos de poder mundial

c) redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul

d) crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos


5 Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial” e aponte as suas principais características.

Capitalismo e Socialismo

Canal: Curso ENEM gratuito – capitalismo e socialismo

Exercícios

1 Os Sistemas Capitalista e Socialista: (IFSUL/2015) “O mundo dos homens é cada vez mais o mundo da mercadoria e do que é possível comprar. A relação das pessoas – mediada pelo dinheiro – passa pela relação das coisas. ‘Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios’ ou ainda ‘Tudo bem, eu vou indo correndo pegar meu lugar no futuro’. Essas metáforas expressam de forma clara o fato de que a relação entre as pessoas na metrópole é mediada pelamercadoria, pelo dinheiro.”


CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011, p. 19.

O texto retrata a economia de mercado – que constitui uma importante característica do sistema socioeconômico global intitulado de:


c) feudalismo.

2 Os Sistemas Capitalista e Socialista: (Unesp/2014) O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de políticas econômicas e na constituição de determinadas lógicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial. Constituem-se em política econômica e em lógica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:


a) o keynesianismo e o colonialismo.

b) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.

c) o neoliberalismo e a globalização.

d) o mercantilismo e a descolonização.

3 (IFSUL/2011) O capitalismo evoluiu no que se refere ao sistema econômico, apresentando mudanças na maneira de organizar a economia e a sociedade e interferindo na divisão internacional do trabalho, de acordo com cada momento histórico. Contudo, alguns aspectos fundamentais caracterizaram o capitalismo desde suas etapas iniciais. São eles:


a) economia de mercado, socialização dos meios de produção

e planejamento estatal centralizado.

b) sociedade sem divisão de classes, economia planificada e socialização dos meios de produção.

c) sociedade dividida em classes, predomínio da propriedade privada, busca do lucro e acumulação de capital.

d) predomínio da propriedade privada, sociedade sem divisão de classes e economia de mercado.

4 Os Sistemas Capitalista e Socialista: (Imed/2015) São características a serem reconhecidas no modo de produção capitalista:


I. Economia planificada.

II. Obtenção de lucro.

III. Propriedade privada.

IV. Lei da oferta e da procura.


Quais estão corretas?


a) Apenas I e II. d) Apenas II, III e IV.

b) Apenas III e IV. e) I, II, III e IV.

c) Apenas I, II e III.

5 Os Sistemas Capitalista e Socialista: (UFRN/2011) As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959. Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada:


a) no Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas revoluções.

b) no combate ao Capitalismo, visando à formação de um mundo novo, que aboliria a desigualdade social e integraria o proletariado no cenário da política.

c) na forte vinculação existente entre as propostas dos revolucionários e aquelas defendidas pelo Liberalismo, sobretudo a defesa dos interesses dos trabalhadores.

d) na condução do processo revolucionário por um conjunto de partidos políticos defensores do Socialismo, sob lideranças camponesas, mas com frágil repercussão no proletariado.


6 (Enem/2015) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edifcação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.


OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a:


a) desestatização da economia.

b) instauração de um partido único.

c) manutenção da livre concorrência.

d) formação de sindicatos trabalhistas.

e) extinção gradual das classes sociais.

Divisão Norte-Sul

Canal: Evolucional – regionalização da nova ordem mundial

Canal: ReVisão – BRICS\ atualidades

Exercícios

1 O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:


a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).

b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.

c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.

d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.


2 (UECE) A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:


a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.

b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.

c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.

d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.


3


A música faz uma crítica à condição de subdesenvolvido pela qual perpassa o Brasil. Sobre essa questão, assinale a alternativa INCORRETA:


a) Pode-se afirmar que a condição de subdesenvolvimento e dependência econômica do Brasil tem raízes históricas relacionadas, principalmente, à colonização.

b) No trecho “as nações do mundo para cá mandaram os seus capitais desinteressados” faz referência ao Plano Marshall, realizado pelos Estados Unidos para ajudar os países durante a Guerra Fria.

c) O verso “começaram a nos vender e a nos comprar” pode ser entendido como uma referência ao processo de privatização ocorrido no Brasil com maior força no século XX.

d) No verso “só mandaram o que sobrou de lá”, o autor faz uma crítica à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países desenvolvidos exportam as empresas e mercadorias, mas não os seus capitais e tecnologias.


4 Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:


a) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.

b) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.

c) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.

d) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.


5 Há dez anos, no dia 30 de novembro, criei o acrônimo Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. Comparada às minhas previsões na época, a história dos Brics se mostrou um sucesso muito maior do que eu podia imaginar. No quadro mais otimista, sugeria que os Brics chegariam talvez a representar coletivamente 14% do Produto Interno Bruto (PIB) global, em relação aos seus então 8%. Na realidade, alcançaram cerca de 19%.


Há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e é hoje a 7ª maior economia mundial, muito mais do que eu calculara (na semana passada, divulgou-se que o Brasil passou a Grã-Bretanha e já é a sexta economia do mundo) [...].


O'NEILL, Jim. 10 anos de Brics, muito para comemorar. Estadão, 01/01/12. Disponível em: estadão.com.br


Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o grupo dos Brics, julgue as afirmações abaixo, assinalando V (para verdadeiro) ou F (para falso).


1. ( ) O autor do texto, Jim O’Neill, foi o criador da expressão “BRIC” para designar o grupo de países emergentes até então: Brasil, Rússia, Índia e China.

2. ( ) Pode-se afirmar que a participação acima do esperado dos Brics no PIB global se deveu às sucessivas crises nos países desenvolvidos na década de 2000 associadas ao crescimento econômico dos países emergentes.

3. ( ) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos foi a China, seguida pela Índia.

4. ( ) Quando o acrônico “BRIC” foi criado, não se imaginava que ele pudesse se transformar em um agrupamento internacional formado pelos mais novos países desenvolvidos do mundo.

5. ( ) No trecho “há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha”, fica evidente que o autor não previa que a China se tornaria a economia com o maior PIB do mundo, o que ocorreu em 2010.

ENTREGAR AS ATIVIDADES NO EMAIL:

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

12 39234623

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2020 por Escola Pedro Mazza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page