Cartografia
Canal: mundo geográfico - linguagem de um mapa
Canal: descomplica – cartografia
Exercícios
1. Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?
2. Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:
a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.
b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.
c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.
d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.
e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.
3. Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.
4. (UECE) Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:
a) pedológico, geomorfológico e geológico.
b) litológico, pedológico e geomorfológico.
c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.
d) geológico, geomorfológico e pedológico.
5. (UEA AM\2017) – Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram
a) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados.
b) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.
c) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real no planeta.
d) a forma pela qual a superfície do planeta é representada em um plano.
e) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa.
6.(UFPR/2018) – Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. […]
Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).
A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:
1. É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
2. A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
3. A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
d) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
7.(UNICAMP) – Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_5ab86519814d43c1888d598c4ef4ec48~mv2.png/v1/fill/w_531,h_301,al_c,q_85,enc_auto/8b47ac_5ab86519814d43c1888d598c4ef4ec48~mv2.png)
Mapa com a Projeção de Mercator
É possível afirmar que, nesta projeção:
a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.
b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.
c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.
d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.
8. (UERJ/2018) – Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos.
BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico.
A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:
a) extensão da grandeza do território político
b) equivalência da proporcionalidade da representação espacial
c) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional
d) imprecisão da localização das regiões administrativas
ENVIAR AS ATIVIDADES NO EMAIL:
Comments