VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
A variação linguística é uma variedade social, caracterizada por religião, grau de escolaridade, grupos, domínio social, região e etc. Os papéis são definidos por normas socioculturais. É algo que já está em nossa cultura e que de um modo natural nota-se uma divisão evidente que se reflete na língua. A divisão linguística ocorre da seguinte maneira, de um lado têm o português não padrão, que é o uso coloquial da língua, e do outro lado tem o português padrão que é segundo as regras das gramáticas.
As gramáticas normativas apresentam um conjunto de regras, relativamente explícitas e coerentes, que devem ser seguidas quando surge a necessidade do emprego da norma padrão, mas não são necessariamente a língua, o uso dessas regras pode ser encontrado nos textos jornalísticos, acadêmicos e de boa parte dos livros publicados no país, essa norma é exigida na produção de publicações universitárias. Por isso, essa variedade padrão é ensinada na escola, já que seu ensino é uma ferramenta essencial para o conhecimento e para o acesso de informações fundamentais para a vida de qualquer pessoa.
Variação padrão (Norma culta): está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral.
Variação Coloquial: caracteriza se por não ter planejamento prévio, construções gramaticais mais livres, repetições frequentes, frases curtas e conectores simples.
Variação Informal: caracteriza-se pelo uso de ortografia simplificada, de construções simples, é geralmente usado entre membros de uma mesma família ou entre amigos.
Variação sócio-cultural: está diretamente ligada aos grupos sociais de uma maneira geral e também ao grau de instrução de uma determinada pessoa (Exemplos: as gírias, os jargões).
Variação situacional: incluem as modificações na linguagem decorrentes do grau de formalidade da situação ou das circunstâncias em que se encontra o falante.
Variação regional (geográfica): refere-se a diferentes formas de pronúncia, às diferenças de vocabulário e de estrutura sintática entre regiões (Exemplo: a mistura de cimento, água e areia, se chama betão em Portugal; no Brasil, se chama concreto).
Variação histórica: acontece ao longo de um determinado período de tempo e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma língua (Exemplo: vossa mercê, você).
Jargão: conjunto de termos específicos usados entre pessoas que compartilham a mesma profissão (Exemplo: para os advogados peticionar significa entrar com a ação ou pedir para o juiz).
Variação da internet: linguagem utilizada no meio virtual (Exemplos: blz, vc, kkk).
Essa Imagem trata-se da variante regional da língua. Pois uma mesma fruta como mostra na primeira imagem, sofre variação, pois para a mesma é dado vários dialetos, tem nomes diferentes dependendo da região.
Essa imagem trata-se do preconceito Linguístico, temos dois homens do campo, do mesmo convívio social.
Exercícios:
1- Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
A linguagem da tirinha revela:
a) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.
c) Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer situação.
d) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
e) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...
2- Observe a imagem acima para responder as questões:
a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como deveria ter sido escrita este anúncio?
c)Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
3- Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:
a)A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
d)Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?
Interpretação de texto: Eu te amo, bicho.
Qual é o melhor amigo do homem? Apesar de o ditado popular ter consagrado o cachorro como dono desse título, esse é o tipo de questão que depende da preferência de cada um. Mas, quando falamos do nosso amigo mais antigo, não cabe discussão: o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão. Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos e cachorros atuais. A relação começou na pré-história, há cerca de 30 mil anos, em diferentes partes do mundo – como China, Europa e América do Norte. Era uma troca: os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção. Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies de animais de estimação.
Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos. De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto só 36 têm crianças, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013. E essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente: “O convívio com animais produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta as chances de sobrevida para quem tem problemas cardíacos. Além disso, eleva as possibilidades de interação social”, explica a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Carine Redígolo, estudiosa do comportamento animal.
A ligação entre os humanos e os bichos é tão poderosa que chega a interferir nos nossos hormônios. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no Japão, descobriram que basta uma simples troca de olhares entre o cão e o dono para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajuda a formar os laços entre mães e filhos.
Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência. Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas formas. [...]
Atividade
1 – Em todas as alternativas, são apresentados, à luz da ciência, os benefícios advindos da relação do humano com o cão, exceto em:
a) “[...] os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção.”
b) “[...] produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico [...]”
c) “[...] eleva as possibilidades de interação social [...]”
d) “[...] aumenta o nível da ocitocina [...]”
2 – Registra-se uma opinião no trecho:
a) “[...] o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão.”
b) “Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies [...]”
c) “Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos.”
d) “Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas [...]”
3 – Em “Mas, quando falamos do nosso amigo mais antigo, não cabe discussão [...]”, o termo destacado estabelece uma relação de:
a) conclusão
b) oposição
c) especificação
d) adição
4 – Na passagem “De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto só 36 têm crianças [...]”, a palavra grifada indica uma:
a) ênfase
b) exclusão
c) prioridade
d) restrição
5 – Na parte “[...] para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajudar a formar os laços entre mães e filhos.”, o travessão introduz uma:
a) observação
b) exemplificação
c) citação
d) explicação
6 – No trecho “Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência.”, o tom criado pelo subjuntivo é o de:
a) suposição
b) ordem
c) desejo
d) conselho
7 – Na passagem “Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos e cachorros atuais.”, as vírgulas sinalizam:
Substantivo
Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, sentimentos, noções e qualidades, entre outros. Exemplos: carro, mesa, criança, portão, comida, alergia, felicidade, livro, chinelo,…
Saiba tudo sobre os https://www.normaculta.com.br/tipos-de-substantivos/
Adjetivo
Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Exemplos: limpo, claro, verde, alegre, chato, invejoso, bonito, usado, problemático,…
Saiba tudo sobre os https://www.normaculta.com.br/adjetivos/
Diferença entre substantivo e adjetivo
O substantivo e o adjetivo estabelecem uma relação um com o outro: o adjetivo atribui uma qualidade ao substantivo e o substantivo é caracterizado pelo adjetivo.
Uma dica simples para diferenciar o substantivo do adjetivo é pensar que o substantivo é um nome. É uma palavra que indica o nome de alguma coisa. Ao lermos a palavra, conseguimos pensar no ser, objeto, sentimento,… a que ela se refere: livro, moeda, cabeça, tristeza, amizade, força,…
Com o adjetivo é diferente. Ao lermos o adjetivo, não é possível criarmos a imagem dessa palavra na nossa cabeça. Temos de associar o adjetivo a alguma coisa. Ao pensar em azul, posso pensar num mar azul, numa blusa azul, numa caneta azul,… Ao pensar em rápido, posso pensar num carro rápido, num atleta rápido, num comentário rápido,…
Assim, posso concluir que azul e rápido são adjetivos, porque atribuem uma característica a um substantivo, como mar, blusa, caneta, carro, atleta, comentário.
Mesma palavra: substantivo e adjetivo
Dependendo da forma como uma palavra é usada na oração, ela pode desempenhar a função de substantivo ou a função de adjetivo. É subjetivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto. O velho reclamava de tudo! (substantivo) Este casaco já está muito velho. (adjetivo)
Adjetivo: antes ou depois do substantivo?
A ordem mais comum dessas duas palavras numa frase é: substantivo + adjetivo. A mãe está usando uma blusa florida.
Essa ordem é por vezes alterada, ficando adjetivo + substantivo. Essa antecipação do adjetivo torna o enunciado mais enfático.
Tenho um pequeno jardim em minha casa.
Exercícios:
1- Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?
a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção. b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos. c) Nas eleições há feriado NACIONAL. d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos. e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.
2- Assinale a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto:
a) fada, fé, menino
b) fé, fada, beijo
c) beijo, fada, menino
d) amor, pulo, menino
e) menino, amor, pulo
3- Observe os substantivos em destaque e escreva C para os substantivos concretos e A para os substantivos abstratos. ( ) Guardar DINHEIRO quando se é jovem é uma segurança para a velhice. ( ) O SEGURANÇA era muito forte e alto. ( ) Sempre que estou em casa, tenho SAUDADES da minha escola. ( ) A FELICIDADE é um sentimento que completa o ser humano. ( ) Dona Felicidade fez o melhor BOLO de chocolate que já comi. A sequência CORRETA é: a) CCAAC b) AACCA c) ACACA d) AAACC e) CCCAA
4- Examine a imagem abaixo:
A charge acima constrói seu efeito de sentido a partir da ideia de designação, que consiste no ato de nomear os elementos e aspectos da realidade, sejam eles concretos, sejam abstratos. A partir das falas nos balões é CORRETO afirmar que:
a) A palavra "preconceito" não remete a nada.
b) A palavra "preconceito" é um substantivo abstrato e nomeia um juízo pré-concebido sobre algo ou alguém.
c) A resposta dada pelo colega no 2º balão é totalmente leiga e confunde a cabeça do amigo.
d) A crítica desta tirinha é construída, principalmente, pelo o que é dito no 1º balão.
e) A palavra "preconceito" é um substantivo concreto e nomeia uma sensação humana.
5- Análise tirinha Mafalda - classificação do substantivo
1. A tira mostra claramente a diferença entre as duas personagens quanto a valores. Qual é essa diferença?
2. Contrapondo-se aos valores de Mafalda, Susanita argumenta: "Se você sair na rua sem cultura, a polícia te prende? Experimenta sair sem vestido".
a) Do ponto de vista morfológico, como se classificam os substantivos vestidos e cultura?
b) A argumentação de Susanita baseia-se em algo concreto: vestidos. Explique como a classificação morfológica de cultura contribui para a construção do humor do texto.
Atividade do livro didático:
Leia os textos e resolva as atividades propostas: Literatura língua e linguagem páginas 14 a 23.
Atividade do caderno do aluno, apostila:
Resolva as atividades de língua portuguesa páginas. 85 a 99
Comments