Pesquisar e copiar os exercícios no caderno de Sociologia, para futura explicação e correção.
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_32eff90212e14bd3ae8f5c0d5ada6b31~mv2.jpg/v1/fill/w_552,h_375,al_c,q_80,enc_auto/8b47ac_32eff90212e14bd3ae8f5c0d5ada6b31~mv2.jpg)
Obs: Os alunos devem escrever os textos da pesquisa no caderno de Sociologia, assim como as atividades.
1. Vida e obra de Georg Simmel
2. Georg Simmel: o turista, o estrangeiro e o viajante.
3. Georg Simmel e a microssociologia.
Atividades
1)São partes constituintes necessárias para o uso da técnica do Grupo Focal
a) posse de caderno de campo para anotações, observação estruturada e observação semi-estruturada e formato inflexível do questionário.
b) presença de observadores externos, intervenção espontânea do relator e entrevista formal de cada membro do grupo pelo intérprete.
c) contexto dinâmico, composição heterogênea do grupo e uso do gravador, da câmara fotográfica e espelho espião.
d) presença de um moderador e de um relator, elaboração de um roteiro de discussão e registro das entrevistas.
e) incentivo ao debate, monitoramento de tempo de manifestação verbal e debate estruturado pela pela opinião opinião-réplica-replicação
2)A respeito da perspectiva de Georg Simmel sobre uma metrópole, analise:
I. Os fenômenos característicos do tipo de vida mental nas metrópoles são influenciados pela profusão de estímulos sensoriais e desenvolvimento da economia monetária.
II. Os comportamentos típicos da vida metropolitana são uma atitude provocada , o individualismo e a atitude de reserva.
III. A figura do estrangeiro ilustra os aspectos da massificação, da alteração e do sedentarismo presentes no meio urbano.
É correto o que consta APENAS em
a) II.
b) III.
c) II e III.
d) eu e II.
e) I e III.
3)Uma das contribuições centrais da chamada Escola Sociológica de Chicago para a Sociologia Urbana e a Criação da Teoria das Zonas Concêntricas, proposta por Ernest Burgess para explicar o padrão de crescimento físico das cidades e sua associação com a formação de regiões urbanas e espaços segregados. De acordo com essa teoria, é correto concluir:
a) Constituem zonas concêntricas típicas, a partir do ponto central do núcleo irradiador de expansão: uma zona central de comércio, uma zona de transição, uma zona de habitação dos trabalhadores das indústrias, uma zona residencial de produtos de alta categoria e uma zona dos subúrbios Residenciais de alta categoria.
b) A precedência do padrão zonal de crescimento radial da cidade pode ser tributada por influências de processos inflacionários, dos conflitos entre movimentos urbanos e Estado e aceleração da variação entre as ocupações nacionais e as invasões externas artificiais.
c) A segregação urbana típica é o resultado dos seguintes processos ecológicos: competição entre grupos étnicos pela ocupação de regiões valorizadas, desintegração de laços societários em ambientes de baixa mobilidade social e adaptação de grupos disruptivos ao padrão moral das zonas residenciais.
d) O ciclo de crescimento e estagnação das cidades corresponde ao comportamento dos ciclos bióticos das comunidades humanas, de modo que a distribuição de grupos sociais no interior da área citadina varia em razão direta de taxa de natalidade e razão inversa de taxa de mobilidade .
e) Uma correspondência entre a estrutura urbana e a estrutura social pode ser explicada pela ecologia humana, de modo que sobreposição da organização social à configuração física da cidade é decorrente tanto de fatores demográficos como de processos conscientes de invasão e sucessão.
4) Como formulações teóricas da realidade, quer sejam científicas ou filosóficas, sejam até mitológicas, não esgotem ou sejam 'reais' para os membros de uma sociedade. Sendo assim, uma sociologia do conhecimento deve acima de tudo ocupar-se com os homens 'conhecidos' como 'realidade' em sua vida cotidiana, vida não teórica ou pré-teórica.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. Uma construção social da realidade . Petrópolis: Vozes, 1998. pp. 29-30)
Uma relação subjacente à sociedade defendida por essa vertente teórica da Sociologia do Conhecimento é um:
a) construção orgânica individual e coletivamente específica para processos simbólicos e práticos de caráter intermitente e ocasional, cuja sedimentação e dependência dos contatos enfrentam um rosto.
b) construção interativa simultânea (compreendendo processos de institucionalização e legitimação) e envolvidos (envolvendo processos de socialização e interiorização).
c) produto da dialética entre a interiorização da realidade pela existência individual e a sua objetivação por meio de processos e modos de institucionalização do assujeitamento dos indivíduos a papéis determinados.
d) universo simbólico no qual se sedimentam papéis e formas de linguagem responsáveis pela manutenção da interiorização subjetiva da tradição e da sedimentação objetiva da transformação.
e) contexto de encenação de condutas pelos atores sociais e de dramatização da experiência social, estruturado por ajustamentos cotidianos contínuos objetivando a organização e compreensão das interações.
5) Raúl Prebisch (1901-1986), economista argentino, foi um dos mais destacados representantes da corrente cepalina na teoria do desenvolvimento. Entre as suas principais contribuições encontram-se a aproximação entre as noções de industrialização e de desenvolvimento e a separação analítica entre os processos de desenvolvimento do centro e da periferia. Sua linha teórica identifica como obstáculos à industrialização da periferia:
a) concentração de renda, propagação da produtividade da indústria para a agricultura e crescimento linear de investimentos.
b) internalização dos mecanismos de produtividade, acentuação da acumulação mercantil e escassez de divisas agrícolas.
c) proteção salarial, forte carga tributária, induzindo alto investimento público e ausência de cultura gerencial entre produtores.
d) baixa taxa de concentração, baixa e baixa taxa de conversão de poupança interna em investimento.
e) transferência de renda para o centro, desativação rápida dos ciclos de investimento e ampliação do mercado interno.
Enviar atividades para o email:
Comments