A Linguagem Musical
![](https://static.wixstatic.com/media/8b47ac_f8e14eda2946456c82facba616855b00~mv2.png/v1/fill/w_300,h_200,al_c,q_85,enc_auto/8b47ac_f8e14eda2946456c82facba616855b00~mv2.png)
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e a apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos também possibilitam a compreensão da sociedade.
Aos onze anos a criança é capaz de diferenciar, caracterizar, reconhecer, reproduzir e classificar sons de acordo com timbre, altura, duração, intensidade, contextualizando historicamente as produções musicais. Por isso, é necessário apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os estudantes ampliem seus repertórios e conhecimentos.
Desenvolvam também competências para ouvir, entender e criar, sendo que, a música produzida na escola e aquelas divulgadas na mídia, retratam contextos socioculturais.
A música está bastante presente na vida dos jovens. Gêneros como o rap, o funk, o pop e o rock, entre outros, são ouvidos e apreciados por eles, em muitos casos, retratam suas realidades ou estão ligadas ao contexto social onde estão inseridos.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos musicais, entre eles podemos destacar: Afoxé – é um instrumento musical de percussão formado por uma cabaça redonda coberta por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as bolinhas em um sentido, e o cabo no sentido oposto. É um instrumento musical muito utilizado nos rituais de umbanda e pelos grupos de samba e reggae.
Agogô – instrumento musical percussivo composto de duas a quatro campânulas (objeto em forma de sino) de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. É o instrumento mais antigo do samba.
Berimbau – é um instrumento de corda usado para fazer percussão na capoeira. É um arco feito de uma vara de madeira, de comprimento aproximado de 1,20m a 1,60m, e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. Para a realização do som, é necessária a utilização de uma pedra ou moeda, vareta e caxixi.
Cuíca – consiste numa espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O polegar, o indicador e o dedo médio seguram a haste no interior do instrumento com um pedaço de pano úmido, os ritmos são articulados pelo deslizamento deste tecido ao longo do bambu. A outra mão segura a cuíca e com os dedos exerce uma pressão na pele. Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for aplicada na pele, mais altos serão os tons obtidos. Kora – instrumento musical formado por 21 cordas. Tem uma caixa de ressonância feita de cabaça e suas cordas eram originalmente feitas de pele de antílope. O instrumentista usa somente o polegar e o indicador de ambas as mãos para dedilhar as cordas da Kora, sendo que os dedos restantes seguram o instrumento. O som produzido pela kora é semelhante ao da harpa.
Reco-reco – objeto musical feito de madeira ou bambu com ranhuras transversais que são friccionados por uma vareta. O som é obtido através da raspagem de uma baqueta sobre as ranhuras transversais. Tambores – são os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados formatos, tamanhos e elementos decorativos. É um objeto musical de percussão, é oco e feito de bambu ou madeira. Além de sua utilização nos eventos festivos, os tambores eram uma forma de comunicação entre comunidades distantes, em razão de sua forte potência sonora.
Atividade
1. Você já ouviu músicas indígenas ou africanas? Quais?
2. Já assistiu alguma apresentação destas etnias? Quais? Onde?
3. Como você identifica que a música é indígena, africana ou afro-brasileira?
4. O que você acha destes estilos musicais?
5. Você identifica elementos da música africana em quais produções musicais atuais?
6. Já ouviu músicas afro-brasileiras? Quais?
7. Você conhece instrumentos musicais africanos? Quais?
8. Sabe quais são os instrumentos que os indígenas utilizam e como compõem suas
músicas?
9. Será que todos os povos produzem músicas da mesma forma e com a mesma
finalidade? Comente.
10. Você já ouviu falar dos elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo)? Saberia explicar algum deles?
11.Pesquise sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil.
Fonte de referência: http://bit.ly/2SKFX9d <Acesso em: 23/03/20 20>
Comments